Ter, 22/04/2025 - 08:17
Numa região cada vez mais envelhecida, as IPSS do distrito recebem cada vez mais pedidos de institucionalização. Mas, com a falta de apoios, e consequentemente de vagas, está a ser complicado dar resposta às necessidades da região.
No Centro Social Paroquial Nossa Senhora da Ponte, na aldeia de França, no concelho de Bragança, já foi necessário transformar um espaço num quarto para ajudar um idoso do centro de dia. A diretora técnica, Francisca Dias, assinala que são urgentes apoios. “Temos imensa procura e acabamos por não conseguir responder a todos os pedidos, mesmo até de alguns utentes nossos de centro de dia, que já têm necessidade de institucionalização e nós não conseguimos, neste momento, oferecer-lhe esse conforto. Temos capacidade para 13 pessoas em lar residencial, no entanto, neste momento temos 14, porque tivemos de solicitar e adaptar um espaço que tínhamos a um quarto, para responder à necessidade de um utente de centro de dia. Precisávamos de muito mais apoio do que aquele que temos”.
Este centro social foi um dos comtemplados com apoio monetário por parte da Fundação Caixa CA Alto Douro, que, anualmente, ajuda IPSS dos distritos de Bragança e Vila Real.
Com o dinheiro, o centro vai adquirir um equipamento que era há muito necessário. “Este ano recebemos 755 euros para a aquisição de um elevador de transferências. O elevador era uma necessidade porque temos pessoas com excesso de peso e é muito complicado para as colaboradoras fazerem as transferências da cadeira de rodas para a cama, da cama para a cadeira de rodas, por exemplo”.
Este ano, a fundação apoiou 35 instituições, da sua área de atuação, ou seja, de Bragança, Vinhais, Mirandela, Macedo de Cavaleiros, Alijó, Murça, Sabrosa e Valpaços.
Benilde Moreira, presidente da fundação, esclarece que as maiores necessidades das IPSS estão relacionadas com equipamento e material. “Temos apoiado, por exemplo, projetos na área das terapias e um deles tem a ver com o uso de cavalos, através de sessões terapêuticas, em que os animais são utilizados por utentes portadores de necessidades especiais. Atendemos a vários critérios, mas eu diria que sim, a maior parte dos projetos são solicitações para equipamentos”.
Anualmente, a Fundação Caixa CA Alto Douro apoio financeiramente IPSS de oito concelhos de Bragança e Vila Real. O valor global é de 50 mil euros.
Os apoios às IPSS foram dados na semana passada, em Bragança.
Escrito por Brigantia