Freguesia de Edroso tem novo espaço de apoio social a idosos

PUB.

Ter, 27/05/2008 - 08:00


 Já foi inaugurado o Centro de Apoio Social da Freguesia de Edroso, em Macedo de Cavaleiros. O espaço surge no âmbito do Projecto Trampolim e pretende dar apoio à comunidade envelhecida daquela freguesia.

 

No espaço da antiga Casa do Povo vão ainda funcionar serviços como o espaço iniciativa e o atendimento do Projecto Trampolim.

 

Abriram as portas do pólo de apoio comunitário de Edroso, uma estrutura de apoio à população, onde os habitantes da freguesia podem fazer de tudo um pouco. Desde actividades lúdicas ao cozinhar uma bela refeição. O objectivo, segundo Sílvia Garcia, vereadora do pelouro da Acção Social, é devolver este espaço à comunidade. “ As nossas populações estão cada vez mais envelhecidas, ali não foge à regra, é uma freguesia muito pequena”, explica Sílvia Garcia afirmando que o “objectivo deste pólo é devolvê-lo à comunidade, é um espaço de convívio, de lazer que eles têm ao dispor”.  

 

O apoio será prestado pelos técnicos do Projecto Trampolim, pelo menos nesta fase inicial no dia da inauguração já foram apresentados vários trabalhos realizados pela população. A antiga " Casa do Povo" vai ainda partilhar mais dois serviços do Trampolim. “Já houve imensos trabalhos desenvolvidos por eles e que foram expostos, semanalmente, eles encontram-se para conviver, conversar, para realizar actividades, é o que se pretende com aquele espaço”, revela a vereadora. “É um espaço onde vai funcionar o espaço iniciativa e o espaço de atendimento e intervenção”, anuncia Sílvia Garcia. “Esperemos que associação e a junta de freguesia consiga criar um suporte para dar continuidade a este trabalho que está a ser desenvolvido pelo projecto Trampolim”, conclui.   

O Centro de Apoio Social Comunitário de Edroso vai funcionar em dias fixos da semana, mas a intenção é que o funcionamento seja diário. Um espaço onde jovens e menos jovens são bem-vindos.