Fim do recolher obrigatório e das restrições por concelho a partir de 1 de Agosto

PUB.

Qui, 29/07/2021 - 17:43


O recolher obrigatório e as restrições por concelhos terminam já dia 1 de Agosto. Assim, ao contrário do que se esperava, Bragança e Mirandela, não recuam no desconfinamento.

O primeiro-ministro anunciou, esta quinta-feira, três fases de desconfinamento. A partir deste domingo, termina a limitação de circulação na via pública, os eventos desportivos passam a ter público, consoante regras da DGS, os espectáculos podem ter 66% da população, os casamentos e baptizados têm lotação até 50%, o teletrabalho deixa de ser obrigatório e o comércio, a restauração e os espectáculos culturais podem estar abertos até às 2h. Os bares também já podem abrir. Ainda assim, aos fins-de-semana continua a ser obrigatório o certificado digital ou teste negativo para estar no interior de cafés, pastelarias e restaurantes.

A segunda fase de desconfinamento começa no início de Setembro, quando se prevê que 70% da população já esteja vacinada contra a Covid-19. Nesta altura, o uso de máscara deixa de ser obrigatório na via pública, os espectáculos, casamentos e baptizados passam a ter lotação de 75%. Os transportes públicos deixam de ter limitação de lotação e os serviços públicos funcionam sem marcação prévia.

Numa terceira fase, em Outubro, 85% da população já estará vacinada e as discotecas já poderão reabrir. Nos restaurantes também deixa de haver número limite por grupos e é o fim das restrições de lotação.

Escrito por Brigantia