PUB.

Fibra óptica quase pronta

PUB.

Sex, 27/03/2009 - 08:21


Até ao final deste mês deve estar concluída a rede de fibra óptica da Terra Quente Transmontana.Os cinco municípios envolvidos no projecto, Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Macedo de Cavaleiros, Mirandela e Vila Flor, devem ver este serviço entrar, em breve, numa fase de análise da exploração. 

Beraldino Pinto, presidente da Câmara de Macedo, fala nas vantagens para as famílias e para as empresas.

“Vai trazer uma série de facilidades de uso e vantagens competitivas para as famílias e para as empresas” refere o edil para quem estes efeitos não vão ser notórios no imediato mas sim daqui a poucos anos “aquando da implementação de todo o sistema de comunicação”.

 A Terra Quente não é a única região do país a apostar na banda larga.Com um potencial de largura de banda de 10 giba bytes por segundo, esta rede vai permitir gestões muito mais económicas.Beraldino Pinto salienta que “o essencial é o aumento da competitividade da região porque vai ter acesso a modelos de comunicação mais avançados e económicos”. 

O projecto Terra@Quente broadband vai beneficiar cerca de 90 mil habitantes e é promovido pela Associação de Municípios da Terra Quente Transmontana.

Escrito por CIR