Sex, 05/02/2021 - 09:03
Através da plataforma Dott/CTT será possível comprar fumeiro e casulas, mel, vinho, azeite e também artesanato. Alexandrina Fernandes, proprietária da empresa Bísaro, que vende fumeiro, conta já ter tido algumas encomendas, mas destaca que presencialmente a procura é sempre maior. “Felizmente já recebemos algumas encomendas. Tinha alguma expectativa que esta inicitiva tivesse alguma adesão, por parte do público em geral, mas, obviamente que não é a mesma coisa”.
Ao todo, são 17 produtores a participar. Isidro Rodrigues, mestre de máscaras, costuma marcar presença no Festival do Butelo e das Casulas e também tem o seu trabalho à venda na plataforma. O artesão considera que esta foi uma boa alternativa criada pelo município, numa altura em que a venda de artesanato também teve quebras. “A pandemia tocou-nos a todos e afecta-nos imenso, nomeadamente a economia local. Não falo só por mim, falo por todos os produtores, que são fundamentais para a dinâmica económica do concelho. É uma solução que o município, muito bem, arranjou para, de alguma forma colmatar, esta falha”.
A par do Festival do Butelo e das Casulas também o Carnaval dos Caretos vai ser online. Apesar de os mascarados não saírem à rua, serão transmitidas actividades para os pequenos e graúdos, no Facebook do município de Bragança, diz o presidente Hernâni Dias. “Não vamos ter o desfile pelas ruas da cidade mas vamos conseguir chegar aos portugueses de forma digital, nos dias 10, 11 e 12 de Fevereiro”.
O Festival do Butelo e das Casulas e o Carnaval dos Caretos decorrem até 16 de Fevereiro. Este ano, a pandemia impediu que os turistas visitassem Bragança e, por isso, o município fez chegar os produtos e a cultura à casa de todos os portugueses.
Escrito por Brigantia