Família intoxicada com cogumelos em Bragança

PUB.

Ter, 23/11/2010 - 18:27


Quatro pessoas ficaram intoxicadas este fim-de-semana, em Bragança, depois de ingerirem cogumelos silvestres. As quatro pessoas são todas da mesma família, são naturais da aldeia de Carragosa mas residem em Bragança.

 “Entraram sexta-feira quatro pessoas da mesma família, que tinham ingerido cogumelos. A situação da criança foi-se agravando e a pediatra foi questionando o que se teria passado. Chegaram a trazer de casa uma amostra dos cogumelos. Está uma senhora estável, na unidade de cuidados intermédios, e um casal em observação. Foi transferida uma menina de cinco anos para o hospital de Coimbra.”

A criança foi, entretanto, submetida com sucesso a um transplante de fígado nos hospitais universitários de Coimbra.

Segundo fonte do gabinete de comunicação do Hospital Universitário de Coimbra, encontra-se agora a recuperar na Unidade de Cuidados Intensivos.

Conceição Vieira, a enfermeira directora do CHNE, diz que este foi o primeiro caso que aconteceu este ano.Segundo a mesma responsável, os restantes três elementos da família, estão a responder bem aos tratamentos.

 “As pessoas estão a fazer um tratamento médico, com fármacos e os mais velhos estão a responder bem.”

 

Jorge Augusto Ala é o presidente da junta de freguesia de Carragosa, a aldeia de onde é natural a família. Conta que nesta altura é normal muita gente apanhar cogumelos para consumir mas nunca houve problemas do género.

 

 “É muito normal. Todos os anos, na altura do rubió, as pessoas apanham. Mas há um muito parecido, mas com umas pintinhas brancas. Quase nunca se apanham esses cogumelos. Aqui é só para consumir. Na altura dos carvalhos são os rapazinhos. Também há as pinheiras, mas quase não as temos na nossa zona.”

 

Recorde-se que na semana passada, em Setúbal, cinco tailandeses também ficaram intoxicados com cogumelos venenosos.

 

Um deles acabou mesmo por falecer na madrugada de domingo.

Escrito por Brigantia