Falta de cobertura de rede de telemóvel no Nordeste Transmontano chega a atingir quase metade da pop

PUB.

Sex, 27/08/2010 - 10:18


Está sem solução à vista o problema de falta de cobertura de rede móvel com que se deparam vários concelhos do distrito de Bragança. Em resposta a uma questão colocada pelo deputado comunista Agostinho Lopes, na Assembleia da República, o ministério das Obras Públicas anunciou um investimento de quase cinco milhões de euros distribuídos pelos concelhos de Vinhais, Vimioso, Mogadouro e Miranda do Douro.

No entanto, não foi apontado um prazo para a colocação dos novos equipamentos, sobretudo, antenas.

Uma resposta que não agradou a Agostinho Lopes.

“Não me diz nada de concreto, portanto o mais provável é que grande parte das populações vão continuar sem rede de telemóvel”, começa por dizer, à Brigantia, o deputado comunista. Segundo Agostinho Lopes, a solução “é protestarem, porque compram telemóveis de uma concessionária, que depois não assegura ligação em todo o país”.

O deputado comunista anuncia, por isso, que vai avançar na Assembleia da República com uma proposta de alteração à lei actual.

“Continua a ideia que os três operadores não estão obrigados a garantir uma cobertura eficaz de todo o território, que vai levar a uma possível iniciativa legislativa, que pretende responder a esta situação e que as concessionárias sejam obrigadas a cobrir todo o território.”

As três operadoras de rede móvel existentes no mercado informaram o Governo de que mantêm deficiências de cobertura no distrito de Bragança, que nalguns casos ultrapassa os 40 por cento de população sem cobertura de serviço.

O Governo abriu, entretanto, um concurso para a instalação de mais equipamentos, que prevê um investimento de quatro milhões e oitocentos mil euros.

No entanto, não foi avançado qualquer prazo para a sua instalação no terreno.

Escrito por Brigantia