Exemplo do referendo local Viana do Castelo não desanima Silvano

PUB.

Qua, 28/01/2009 - 09:08


O facto do referendo de Viana do Castelo, sobre a adesão do concelho à Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima, não ter sido vinculativo, devido à forte abstenção (69,2%), não esmorece o optimismo do presidente do Município de Mirandela relativamente à consulta pública sobre a manutenção da Linha ferroviária do Tua.

José Silvano está convicto que a consulta pública, a realizar-se, terá mais de 50% da população do concelho de Mirandela a votar. “Eu acho que o que leva as pessoas a ir votar é perceberem claramente se ganham ou se perdem com a decisão que vão tomar”, justifica o autarca. “No caso de Mirandela é claro que as pessoas percebem que se ficarem com uma linha ficam com o benefício de terem mais de 45 mil pessoas a consumir, a dormir e a comer ou então não ganham nada”, justifica.

 

O autarca considera que a questão colocada em Viana do Castelo era mais complexa e não suscitava tanto interesse para as populações como é o caso da Linha do Tua. “A pergunta tem de ser mais muito clara e objectiva e acho que a nossa é assim”, considera. “Em Viana do Castelo a questão não representava nenhum benefício ou prejuízo directo para a população”, diz ainda.

 

Recorde-se que o executivo da câmara municipal já aprovou, por unanimidade, a proposta de referendo depois de pareceres favoráveis da Comissão Nacional de Eleições e da CCDRN, que agora vai ser votada na Assembleia Municipal de 16 de Fevereiro.

Caso seja aprovada, a proposta será remetida para o Tribunal Constitucional que deve pronunciar-se no prazo de 25 dias.

José Silvano até já sugeriu que o referendo seja em simultâneo com as eleições europeias, em Junho.

Escrito por CIR