Qua, 14/01/2009 - 15:16
A Câmara Municipal de Mirandela aprovou, por unanimidade, a proposta para a realização de um referendo local sobre a manutenção da linha do Tua.
Para além dos vereadores do PSD, também os três vereadores do CDS/PP votaram a favor da realização da consulta pública.
Agora a decisão vai ser votada na Assembleia Municipal e apreciada pelo Tribunal Constitucional.
No entanto, o porta-voz dos vereadores da oposição lamenta que a pergunta proposta para referendar não inclua a opinião dos mirandelenses sobre se deveria continuar a ser a empresa Metro de Mirandela a explorar a linha.
De acordo com Nuno Sousa, a pergunta sugerida em Assembleia Municipal teria duas partes, “se concordava com a Linha do Tua e com a gestão e exploração do serviço na Linha do Tua pela Metro de Mirandela”. No entanto, o político sublinha que “o senhor presidente não quer por a voto no referendo local a segunda parte da pergunta, pois daria conhecimento aos munícipes de Mirandela o que tem sido a desastrosa gestão desse serviço”.
Nuno Sousa diz que a gestão financeira tem sido desastrosa. “Existe um buraco financeiro e, por isso, atira todo este cenário para uma pergunta que até é, se não me engano, de competências partilhadas com o Estado e por isso tenho algumas dúvidas se este referendo poderá ir avante”, afirma o vereador popular.
Apesar deste lamento, os vereadores do CDS/PP votaram favoravelmente a proposta de referendo sobre a manutenção da linha do Tua, esta manhã, em reunião do executivo.
Escrito por CIR