Está a aumentar o número de alunos que escolhem estudar mirandês

PUB.

Qui, 15/09/2022 - 09:09


Há cada vez mais alunos a escolher mirandês como disciplina no agrupamento de escolas de Miranda do Douro

Quase 80% estudam a segunda língua oficial do país, mesmo sendo uma disciplina opcional.

O director do agrupamento, António Santos, afirma que o número tem vindo a aumentar de ano para ano o que vê como um sinal de valorização da comunidade deste aspecto cultural característico e identitário.

“Tivemos um ligeiro aumento do número de alunos. Para nós é um motivo de satisfação percebermos que a população compreende que o mirandês é um pilar essencial da cultura e identidade desta gente. Tem mantido um nível sempre acima dos 70%, este ano foi 79%”, referiu.

O agrupamento tem dois professores de mirandês, mas a falta de manuais escolares oficiais é uma dificuldade no ensino, 23 anos depois ter sido reconhecida como segunda língua do país.

“Não há manuais oficiais, são poucos alunos para as editoras fazerem um investimento a esse nível. É uma área que está a ser trabalhada, mas que é complicada, porque obriga os professores a prepararem os seus materiais diariamente”, sublinhou.

Segundo o director do agrupamento estão a ser dados passos nesse sentido, mas admite que a solução não será fácil nem para breve.

Dos 570 alunos do agrupamento de escolas de Miranda do Douro, 448 estudam mirandês, desde o pré-escolar até ao 12.º ano.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro