Escolas primárias transformadas em turismo rural

PUB.

Qui, 23/07/2009 - 08:53


As escolas primárias de Peredo de Bemposta e Urrós, no concelho de Mogadouro foram transformadas em Unidades de Turismo Rural. A exploração está a cargo das juntas de freguesia e o investimento nestas novas unidades rondou os 640 mil euros.    

No total, com este projecto de intervenção, nascem no concelho de Mogadouro mais cinco apartamentos turísticos.

A escola primária de Urrós deu lugar a dois, a de Bemposta a um e ainda o antigo quartel da Guarda-fiscal desta mesma aldeia, que também foi transformado em Turismo Rural deu lugar a mais dois.

 

As duas aldeias pertencem ao Parque Natural do Douro Internacional e o presidente da Junta de Freguesia de Urrós, só encontra mais valias nesta requalificação. “Elas vão surgir porque é inevitável porque as pessoas gostam de vir às aldeias e nós temos condições para as poder receber” afirma o autarca.

 

As escolas estavam desactivas e a sua consequente degradação levou à ideia de lhes dar vida mais uma vez. “As escolas estavam a ficar completamente degradadas, pois já caíam vidros e janelas” conta Belarmino Pinto acrescentando que “falamos com a câmara municipal que foi bastante receptiva na ideia de criar ali um espaço para habitação de turismo rural”.

 

A exploração das unidades de turismo rural está entregue às Juntas de Freguesia, para quem revertem as receitas do aluguer, embora o preço do alojamento ainda não esteja definido.

 

Esta lição de transformação de escolas primárias desactivadas em unidades de turismo rural pode ser aprendida por mais algumas freguesias do concelho de Mogadouro e possibilitar o surgimento de cerca de meia centena de camas no Planalto Mirandês.

Escrito por CIR