Escola secundária de Macedo de Cavaleiros com campanha solidária

PUB.

Qua, 24/11/2010 - 13:07


Pelo segundo ano consecutivo, os alunos do curso de Animação Sociocultural da Secundária de Macedo de Cavaleiros levam a cabo uma campanha de solidariedade na época de Natal. Os bens recolhidos serão distribuídos pelas famílias mais carenciadas do concelho de Macedo.

Os pontos de recolha estão em vários locais da cidade.

“Nós criámos caixotes para podermos angariar roupa, comida… Este ano tencionamos angariar muito mais do que no ano passado” dizem Luís Oliveira e Ruben Alves, dois dos alunos de Animação Sociocultural, que referem que os alunos abdicam de tempo nas férias de Natal para fazerem a distribuição.

“Juntamos tudo num carro e levamos a casa das pessoas, durante um dia inteiro, já em tempo de férias. Tenho a certeza que essas famílias ficaram muito contentes com o nosso acto de carinho e solidariedade.”

A campanha decorre até ao final das aulas do 1º período, dia 12 de Dezembro.

Sérgio Afonso, professor e animador sociocultural, salienta que este tipo de iniciativas é uma forma de colocar em prática aquilo que os alunos aprendem com os manuais teóricos.

 “É com este tipo de iniciativas que eles ganham uma noção mais concreta e mais real daquilo que é o panorama cá fora. Os manuais são demasiado teóricos, o que nós tentamos transmitir-lhes é que a teoria é muito importante mas o conteúdo e a noção com a prática cá fora é também muito importante.”

Nesta campanha de solidariedade dos alunos de Animação Sociocultural da Secundária de Macedo são aceites todo o tipo de bens.

Esta turma é agora também responsável pela gestão do Ecosolidário, um projecto que nasceu no seio da CPCJ (Comissão de Protecção de Crianças e Jovens) e da autarquia de Macedo e que distribui pelas famílias carenciadas do concelho roupas, brinquedos e móveis que a solidariedade de outros junta numa das lojas do mercado municipal.

Escrito por CIR