Escola de Mirandela produz energia eléctrica

PUB.

Qui, 26/03/2009 - 08:58


A Escola Secundária de Mirandela tem uma central fotovoltaica de micro produção de energia. Estes painéis solares foram atribuídos através de um concurso, a nível nacional, denominado Rock In Rio Escola Solar.    

Ao todo, concorreram 197 escolas com projectos de carácter ambiental e social.

A Secundária de Mirandela ficou entre as 20 escolas onde estão a ser instaladas pequenas centrais fotovoltaicas que vão produzir energia eléctrica que será vendida à rede pública.

 

“Esta é uma das primeiras centrais de micro-produção de energia” afirma professor de Físico-Química da Escola secundária de Mirandela e director do curso profissional de energias renováveis. Desta forma “a escola vai vender energia eléctrica à EDP que compra a um preço seis vezes do que vende à escola”.

Mas o docente salienta outro tipo de lucro pois a “comunidade educativa pode visitar a central para perceber como funciona in loco”.

 

Duarte Januário acrescenta que esta não é a primeira vez que os alunos deste curso profissional ganham prémios com projectos dentro da área das energias renováveis. “Já ganhamos o concurso de fornos solares que decorreu no Centro de Ciência Viva de Bragança e temos vindo a equipar-nos com instrumentos de produção de energia renovável para criar aqui uma espécie de roteiro”.

 

Neste momento os alunos do curso profissional de energias renováveis estão a concluir a construção de painéis solares térmicos para aquecimento de águas.

Escrito por CIR