Escola Básica de Miranda do Douro totalmente requalificada

PUB.

Qui, 11/07/2024 - 08:22


A empreitada já começou em 2022 mas ainda decorreu durante este ano lectivo e só há poucos meses ficou concluída

A presidente da câmara, Helena Barril, explica que se começou por melhorar a eficiência energética do edifico, mas os trabalhos foram alargados. “Houve uma intervenção nas janelas e nas portas. Era uma obra no âmbito da eficiência energética. Depois decidimos também, já que havia obras, alargar a empreitada à cozinha, ao refeitório, ao pavilhão em si, com a remodelação total da cozinha e do refeitório. Todas as salas foram objecto de intervenção”.

As obras custaram cerca de 750 mil euros. Segundo a autarca, a intervenção era realmente precisa, tendo em conta o estado avançado de degradação do edifício. “Nunca tinha sofrido obras de intervenção. Era um edifício que estava muito carecido e, de facto, olhou-se para aquilo com carinho. Não havia outra forma se não aproveitar os financiamentos e fez-se a obra e hoje é um edifício totalmente renovado. Parece, efectivamente, uma escola nova”.

O edifício já foi construído há mais de 40 anos. Começou por ser uma escola preparatória e depois uma escola de segundo ciclo. A partir de 2006, passou a acolher alunos do ensino básico e pré-escolar.

Pela primeira vez sofreu obras profundas, financiadas em 85% por Fundos Europeus. A inauguração aconteceu, ontem, nas comemorações dos 479 anos de elevação de Miranda do Douro a cidade.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais