Seg, 14/04/2025 - 09:09
Quase 100 comerciantes e prestadores de serviços fazem agora parte de um bairro digital, o que significa que os seus produtos estão à venda numa plataforma online. Basta ir ao site moncorvosoto.pt.
O objetivo do município é potenciar o comércio, mas também dar a conhecer aos turistas o que podem encontrar em Torre de Moncorvo. “A plataforma é intuitiva, é simples, qualquer pessoa de Portugal continental acede e pode fazer as suas encomendas, as suas marcações. Os portes de envio são gratuitos, porque são assumidos pela câmara municipal. Mas também os habitantes de Torre de Moncorvo, se quiserem fazer marcações ou encomendar em casa, podem-no fazer e com certeza que irão utilizar esta nova ferramenta, porque estamos a falar do futuro, que é a era digital, é esse também o nosso propósito, e estarmos também na vanguarda de tudo que seja para atrair turistas para o concelho”, explicou o presidente da câmara, José Meneses.
Na plataforma é possível encontrar vários produtos, desde amêndoa, vinho, chocolate, mas também vários serviços, como ginásios, farmácias e barbeiros.
Joaquim Morais vende amêndoa coberta de Torre de Moncorvo com certificação IGP. Embora já venda para o resto do país, considera que a plataforma é uma “mais-valia para implementar a venda e promoção dos produtos”.
Já Rui Trigo tem um bar e uma pastelaria na vila. Embora não venda produtos para fora, reconhece que a plataforma dá a conhecer o negócio aos visitantes. “Podem ver, podem visitar e podem consumir no local e claro que também é importante isso”, frisou.
O bairro digital vai permitir ainda um reforço da rede de internet e ainda a instalação de três postos de carregamento para carros elétricos.
O projeto foi apresentado no sábado. Representa um investimento de quase 700 mil euros, 85% financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência.
Escrito por Brigantia