Distrito de Bragança pode vir a ter mais polícias

PUB.

Sex, 08/08/2008 - 08:12


O comando distrital de Bragança da PSP pode vir a receber mais agentes. A regulamentação da lei orgânica da PSP que está a ser concluída pode abrir caminho para esse cenário.

 

A carência de elementos foi uma preocupação manifestada há cerca de 15 dias pelo comandante da PSP de Bragança durante as comemorações do 132º aniversário do comando.

 

O efectivo é de 201 polícias mas falta preencher 27 vagas. Por outro lado, há agentes oriundos de Trás-os-Montes que prestam serviço no litoral que país e que há vários anos aguardam pela transferência para a terra-natal.

 

O secretário de estado da administração interna diz que regulamentação da lei orgânica pode resolver este problema, acrescentando que a direcção nacional da PSP também está sensível. “A regulamentação das respectivas leis orgânicas é um elemento importantíssimo para a colocação e estabilização do pessoal da PSP e da GNR”, considera Rui Sá Gomes afirmando que “com essa regulamentação é possível colocar mais gente fora dos dois grandes centros urbanos”. “Eu acredito que os postos podem e devem ser reforçados, o senhor director nacional tem consciência disso, e irá fazer tudo o que é preciso para que essas pessoas possam regressar”, garante o governante garantindo que “é uma preocupação que temos”.

  

Para além dos meios humanos, Rui Sá Gomes fala ainda em melhorias nos equipamentos. Depois de feito um levantamento das esquadras e postos mais degradados do país, foram definidas as prioridades para futuras intervenções, mas o governante não sabe se no distrito de Bragança há alguma sinalizada. “ O levantamento que está feito é de estabelecer prioridades, durante muito tempo houve um desinvestimento na segurança, basta ver alguns postos profundamente degradados”, recorda o secretário de estado da administração interna. “Não se pode fazer tudo de uma vez, estabeleceram-se prioridades atendendo ao grau de degradação e vai-se fazer, seja a renovação, seja a construção de novas”, afiança Rui Sá Gomes salientando que “já lançámos dezenas de concursos públicos para a construção de novas esquadras”. “Não se pode fazer tudo de uma vez, são muitas obras”, conclui.

  

O governo a fazer melhorias nos recursos materiais e humanos das forças de segurança e a garantir que o distrito de Bragança também vai ser contemplado.