Distrito de Bragança pioneiro em equipas multidisciplinares de cuidados continuados

PUB.

Qua, 28/01/2009 - 09:18


O distrito de Bragança vai servir de experiência piloto no país na constituição de equipas de cuidados continuados. O facto de ter grande parte da população envelhecida contribuiu para esta decisão da ARS-Norte.

O distrito de Bragança é pioneiro na região norte do país a constituir equipas de cuidados continuados integrados nos centros de saúde.

As primeiras quatro equipas começaram ontem a funcionar nos concelhos de Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro e Mirandela.

A Sub-Região de Saúde de Bragança foi escolhida pela ARS-Norte para uma experiência piloto por vários motivos, mas o facto de esta ser uma região onde este tipo de cuidados são mais necessários foi determinante.

 

Elisa Meira, coordenadora dos cuidados continuados na Sub-região de Saúde de Bragança explica que Bragança foi a escolhida para a experiência piloto uma vez que tem “recursos humanos, mas também técnicos, como por exemplo, as viaturas”. A responsável destaca também que Bragança “também tem serviços organizados que nos permitem implementar estas equipas e como o envelhecimento aqui é mais notório, esse facto predispõe para este tipo de cuidados que são serviços domiciliários”.

  

Estas equipas prestam apoio domiciliário a doentes em situação de dependência funcional, doença terminal, ou processo de convalescença, que embora não precisem de internamento apresentam limitações de autonomia e deslocação.

Elisa Meira salienta que este serviço já estava a ser prestado mas agora é reforçado. “Têm a particularidade de, por exemplo ao fim de semana, haver um horário mais alargado para prestar estes cuidados e convém que sejam prestados por equipas multidisciplinares”, explica.

 

Até ao fim do ano pretende-se que estas equipas de cuidados continuados sejam constituídas em todos os centros de saúde do distrito. “Estamos já a trabalhar nesse projecto e vamos apresentar propostas para todos os outros concelhos porque temos uma população muito carenciada e pretendemos dar equidade na resposta ao cidadão”, acrescenta Elisa Meira.

 

Estas equipas estão integradas na rede de cuidados continuados que no distrito já inclui quatro unidades de internamento.

Escrito por Brigantia