Qui, 26/03/2009 - 09:04
Em causa está a alegada má ligação de internet disponibilizada pelo Governo aos agricultores de Vinhais, que, segundo o deputado laranja, esperam horas para serem atendidos.
“Aquilo que perguntamos ao Governo é, primeiro, se tem conhecimento da situação e, segundo, o que vai fazer para corrigi-la”, sublinha Adão Silva, que incita o Ministério da Agricultura “a pôr mais meios para que o agricultor seja plenamente servido sem ter de se deslocar a Macedo, Bragança, Mirandela ou Mogadouro para fazer o que lhe é exigido para dar entrada com a sua candidatura aos fundos comunitários, em Maio”.
Carlos Silva, da Proruris, Empresa Municipal de Desenvolvimento Rural em Vinhais, diz que o problema se alastra a todo o país, com especial gravidade em Vinhais porque “a sala de parcelário só está aberta à terça e à quinta e só há um técnico o que é muito pouco para as necessidades”. Uma situação que só permite o atendimento “a quatro ou cinco agricultores por dia quando aparecem 15”.
Carlos Silva sugere o alargamento do serviço a mais do que dois dias por semana. “Seria conveniente que as salas de parcelário tivessem mais pessoas para poder dar resposta às solicitações e deveria estar aberta mais vezes por semana” considera o responsável.
Mas o técnico da Proruris aponta alternativas que passaria “por permitir às associações fazer correcções no parcelário, credenciando técnicos” sugere.
Abraão Silva, do gabinete de relações públicas da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, confirma os problemas informáticos. “Há de facto um problema informático no parcelário em Vinhais mas está a ser resolvido e prevê-se que fique ultrapassado na próxima semana” afirma acrescentando que “se houver problemas para os agricultores a Direcção Regional de Agricultura tomará as medidas mais convenientes”.
Escrito por Brigantia