Dia do Diploma distingue dois alunos em Bragança

PUB.

Sex, 12/09/2008 - 18:10


Dois alunos da Escola Secundária Miguel Torga, em Bragança, receberam hoje das mãos da Secretária de Estado da Cultura, Paula Fernandes dos Santos, o diploma de mérito escolar. A iniciativa, que o Governo baptizou de “Dia do Diploma”, pretende distinguir os melhores alunos de cada escola do país e foi lançado este ano pela primeira vez.

Para além do diploma, os estudantes recebem ainda um prémio monetário no valor de 500 euros.

Daniela Silva, da área de ciências e Nicolau Martins, do curso tecnológico de informática, foram os galardoados. Ambos se manifestaram satisfeitos com o reconhecimento do trabalho que efectuaram.

 

Apesar de se sentir “lisonjeada”, Daniela Silva, que obteve 19,4 valores de média, destacou que outros colegas poderiam ter recebido o prémio. “Tenho consciência que há outras pessoas que o mereciam, especialmente na minha turma, onde há muitos bons alunos”, sublinhou à Brigantia.

Também Nicolau Martins, que concluiu o ensino secundário com 16,3 valores, confessou estar a viver “uma sensação incrível”. O aluno de Informática admitiu mesmo algum espanto. “Fiquei surpreso porque estava empatado com um colega meu, mas fiquei à frente porque tinha melhor média de 12º ano”, revelou.

 

José Carrapatoso, Presidente do Conselho Executivo da Escola Secundária Miguel Torga, considera que este prémio é um estímulo para os alunos e acredita que não incentiva à competitividade. “Há uma competitividade natural, mas é uma competitividade sã”, referiu. O professor destacou ainda o facto de terem existido apenas diferenças de décimas entre os alunos. “Algum tem de ser o primeiro, mas é bom que haja competitividade sem ser com burla”, concluiu.

 

Refira-se que o Dia do Diploma foi assinalado por diferentes membros do Governo por todo o país. Em Bragança, os premiados da Miguel Torga têm pela frente o percurso no ensino superior. Daniela Silva em Medicina e Nicolau Martins em Informática de Gestão.