Sex, 18/09/2009 - 10:32
“Os últimos dados do IEFP apontam para cerca de 11% de desempregados no distrito de Bragança” adianta a candidata “o que é muito elevado” salienta. “E nestes 11% não estão a ser considerados todos os que migraram para o litoral ou emigraram para o estrangeiro porque não tinham condições de fixação aqui” acrescenta. Além disso “dos que estão inscritos, só metade é que está a receber subsídio de desemprego” revela.
Por isso, Manuela Cunha sublinha que o emprego é a maior preocupação da CDU, que ontem apresentou formalmente as suas propostas eleitorais para o distrito de Bragança.
Um compromisso com 26 propostas onde o desemprego é a maior preocupação.
“É fundamental ver as áreas onde se podem criar empregos e pode ser nos serviços públicos, na agricultura, mas também na mobilidade através de obras públicas devolvendo a ferrovia ao distrito e cumprir com o plano rodoviário nacional” refere Manuela Cunha acrescentando que “o despovoamento do distrito é de tal ordem que qualquer dia isto transforma-se numa espécie de lar de idosos a céu aberto”.
Um programa que surge apenas no final da primeira semana de campanha.
Manuela Cunha diz que chega na altura certa e pergunta pelas propostas dos outros partidos.
“As nossas surgem agora e as dos outros? Já surgiram?” questiona. “A campanha só acaba dia 25 por isso até ao último dia a CDU vai apresentar propostas e melhorar” acrescenta.
As 26 propostas dividem-se por quatro áreas: desenvolvimento económico e defesa dos produtos da terra, mobilidade, direitos fundamentais como a educação ou saúde, e a valorização do património.
A CDU promete, por isso, lutar pelo apoio aos agricultores e pelo regresso de alguns serviços públicos perdidos nos últimos anos, como balcões da EDP, de serviços de apoio à agricultura ou na área da saúde, como a maternidade de Mirandela.
Mas, à margem desta conferência, o coordenador distrital do PCP denunciou aquilo que considera ser um escândalo por parte da RTP.
A RTPN transmitiu vários debates distritais mas deixou de fora Bragança e Vila Real.
José Brinquete considera isso uma atitude inaceitável por parte do canal público e aponta o dedo ao PS e PSD pelo silêncio mantido até agora.
“É um escândalo nacional estarem a fazer debates por todo o país e excluírem Bragança e Vila Real” considera José Brinquete, acrescentando que “não querem discutir o país e não querem que o país conheça a realidade”.
Por outro lado diz que “as candidaturas dos dois partidos que têm eleito deputados estão em silêncio perante isso”.
As queixas da CDU numa altura em que termina a primeira semana de campanha para as legislativas.
Escrito por Brigantia