Denúncias de Violência Doméstica triplicaram em Macedo de Cavaleiros

PUB.

Qui, 25/11/2010 - 11:03


Triplicou o número de casos de violência doméstica denunciados em Macedo de Cavaleiros. Foram já mais de 34 as queixas apresentadas este ano, sem contabilizar os casos que deram entrada no posto da GNR de Morais.

O sargento-chefe Fernandes, da GNR de Macedo, acredita que as campanhas de sensibilização contribuem para o aumento das denúncias.

“Não podemos contabilizar como sendo um dado adquirido que haja um aumento criminal. As denúncias é que aumentam, face à maior sensibilização”, sublinha.

O núcleo de atendimento a Vítimas de Violência Doméstica do Distrito de Bragança foi criado em 2005 para acompanhar estes casos.

A coordenadora, Teresa Fernandes, considera que este aumento dos números é influenciado pelo facto de o fenómeno ser considerado crime público desde 2007.

“Temos dados até Setembro e tem-se notado um aumento por haver maior consciência social para a denúncia e porque o crime público, desde 2007, veio trazer ao bolo das vítimas de violência doméstica outros públicos-alvo que não apenas as mulheres. E, por isso, temos tido o aumento de casos.”

A nível nacional, a violência doméstica provocou já 39 vítimas mortais, este ano.

Em Macedo de Cavaleiros não há nenhum homicídio a registar, mas o Chefe Fernandes da GNR conta que já houve situações com alguma gravidade.

Declarações à margem de mais uma campanha de sensibilização promovida pela Associação de Socorros Mútuos de Bragança que levou a Macedo de Cavaleiros técnicos da Segurança Social e do Núcleo de Atendimento à Vítima de Violência Doméstica do distrito.

Escrito por CIR