Curso para incentivar a produção de pólen e própolis

PUB.

Qua, 09/04/2008 - 08:28


É preciso começar a explorar a produção de pólen e própolis na região transmontana. A falta de actividade nesta área da apicultura está a levar à organização de um curso de incentivo à produção destes alternativos ao mel. Uma ideia da Associação de Apicultores do Parque Natural de Montesinho que resultou de uma parceria com a câmara municipal de Bragança e uma antiga docente do IPB, também apicultora profissional. A iniciativa vai decorrer em Bragança a partir de hoje e até 11 de Abril.

A produção de pólen e própolis está pouco desenvolvida pelos apicultores trasmontanos. “Não há hábitos de produção na região mas tem um grande potencial produtivo” refere Manuel Gonçalves, o presidente da associação.

No entanto, já foi descoberta pelos espanhóis, que colocam colmeias em Portugal nesse sentido. “Somos invadidos por milhares de colmeias espanholas que vêm cá exclusivamente para a produção de pólen”

Por isso defende que é preciso começar a explorar esta área da apicultura. “A única hipótese de conseguirmos ordenar o nosso território e controlar a entrada de outros apicultores, é ocupar o espaço deles” considera Manuel Gonçalves.

A ideia de realizar este curso surge da necessidade de explicar as técnicas de produção do pólen e própolis, uma vez que se trata de dois produtos muito específicos. “A colheita destes dois produtos é muito técnica, por isso é necessário que alguém que tenha conhecimento desse maneio exemplifique aos produtores como é que isso se faz para depois darem inicio à actividade”, explica.

O pólen e a própolis, uma substância resinosa obtida pelas abelhas, possuem diversas propriedades biológicas e terapêuticas com benefícios comprovados para a saúde, “em medicamentos para o tratamento da próstata, estômago e instestinos”.

A Associação de Apicultores do Parque Natural de Montesinho tem 300 produtores.

O mercado espanhol já explora a produção de polén e própolis, e por isso tendo em conta o potencial da região transmontana a associação pretende começar a valorizar estes dois produtos.