Cruz Vermelha de Bragança leva rastreios orais até às aldeias do concelho

PUB.

Sex, 13/05/2022 - 09:03


Algumas aldeias do concelho de Bragança vão passar a ter rastreios de saúde oral para a população mais vulnerável

Faz parte de um novo projecto da Cruz Vermelha de Bragança, em parceria com uma clínica dentária. Pinela, Rio Frio e Milhão, Gondesende, Outeiro, Castrelos e Carrazedo, Aveleda e Rio D’Onor e Quintela de Lampaças aderiram a esta valência.

“Serão feitos nas juntas de freguesia mediante material de maior facilidade de transporte e logística, portanto não estamos a falar de material que necessite de ser montado e ficar fixo num sítio, mas que permite esta flexibilidade de poder fazer os rastreios nos pontos focais onde já trabalhamos, exactamente no mesmo sítio onde já fazemos as intervenções de enfermagem e educação social”, explicou o presidente da Cruz Vermelha de Bragança, Duarte Soares.

O projecto “Bragança, Sorri Contigo!” vem dar continuidade ao trabalho que a delegação de Bragança da Cruz Vermelha tem vindo a desenvolver nas aldeias e depois de perceber as necessidades da população. Assim, decidiu também fazer rastreios orais para os mais vulneráveis e idosos.

“Será para pessoas que já são servidas pela Cruz Vermelha, todas aquelas que estão em situação identificada de vulnerabilidade, mas também as pessoas mais idosas e com maior limitação de mobilidade, que têm dificuldade em chegar aos prestadores privados ou públicos desta área”, referiu o dirigente.

A Cruz Vermelha de Bragança vai ainda fazer rastreios nas escolas e sessões para sensibilizar os mais novos para a importância da higiene oral.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais