Crise chegou à raça mirandesa desde Fevereiro

PUB.

Sex, 27/08/2010 - 10:25


A associação de criadores de bovinos de Raça Mirandesa está apreensiva com a quebra nas vendas que se registaram este ano. Apesar de o preço da carne desta raça ser mais elevado do que da carne cruzada, Fernando Sousa, o secretário técnico da raça, denuncia uma quebra na procura.

“Temos tido um ano muito difícil porque o mercado se retraiu de forma significativa. Mas só a partir de Fevereiro. No ano passado as contas aumentaram mas este ano apurámos uma diminuição de 1,6 por cento. Por isso, estamos apreensivos”, sublinha Fernando Sousa.

E aponta como problema principal à crise na produção de gado na região transmontana a estrutura fundiária que existe actualmente.

“Nesta região, nos últimos 12 anos não há nenhum produto agrícola com a valorização da carne mirandesa. Todos perderam valor e a carne mirandesa subiu, dos 3,5 euros para os 5,25. E os produtores não têm dificuldade em escoar a produção.”

E, segundo Fernando Sousa, Bragança e Vinhais são as regiões onde o problema é mais grave.

“O problema está ao nível da estrutura da exploração, particularmente em Bragança e Vinhais, onde as explorações são pequenas e com muitos blocos.”

O alerta da associação de criadores de bovinos da Raça Mirandesa para a crise que se vive no sector, em particular nos concelhos de Bragança e Vinhais.

Escrito por Brigantia