Criminologia debatida em Macedo

PUB.

Ter, 24/03/2009 - 08:24


Macedo de Cavaleiros acolhe durante três dias, no próximo mês de Abril, uma formação em Criminologia. A organização é da Associação para a Investigação e Debate em Serviço Social, e o curso está direccionado para os profissionais das Ciências Sociais e Humanas.  

Criminologia é um tema cada vez mais actual e precisa de ser esclarecido.

O tema está cada vez mais em voga, tal como aumentam os números da criminalidade.

Miguel Valério é docente da UTAD e especializado em Criminologia, garante que é moda falar-se deste tema “principalmente agora por causa do efeito CSI nos Estados Unidos pois as pessoas aderem a estas práticas e torna-se uma área de interesse”.

 

Psicólogos, sociólogos e acima de tudo assistentes sociais, bem como os restantes profissionais da área das Ciências Sociais e Humanas, são os públicos-alvo desta formação básica em criminologia.

 

As respostas sociais da Segurança Social, como os Centros Educativos, da área da toxicodependência, ou mesmo das crianças e jovens em risco, levam a que os profissionais tenham que lidar, frequentemente, com situações do género.

A formação vai abordar “teorias do comportamento criminológico, espaço delinquente e a própria vitima” afirma o responsável.

 

Ao jeito do CSI, ou não, a verdade é que o tema da criminalidade é cada vez mais debatido, e é do interesse, não só dos profissionais da área social, como também da população em geral.

Escrito por CIR