PUB.

Crianças aprendem a cozinhar em Macedo

PUB.

Ter, 08/04/2008 - 08:09


A Casa do Professor de Macedo de Cavaleiros levou a cabo, nos últimos dois meses, um curso de culinária para os mais jovens. Dez crianças aprenderam não só a confeccionar pratos regionais, mas também receberam ensinamentos acerca de uma alimentação saudável e dos malefícios do “fast-food”.

Quando a porta da Casa do Professor se abriu, via-se um grupo de dez crianças, à volta de uma mesa redonda, a terminar a confecção dos quadradinhos de laranja. Esta era a sobremesa a servir, depois de confeccionadas duas pizzas caseiras para o almoço, uma de fiambre a outra de atum. O mais importante é reter que a alimentação, ainda que a nosso gosto, deve ser saudável. Nazaré Madeira, professora, alerta para a obesidade “que é um mal do nosso século” e lembra que há países na Europa, como a Inglaterra, onde a culinária “já faz parte dos currículos escolares a partir da instrução primária”.

Ao longo das sessões, os jovens receberam ensinamentos acerca dos valores nutritivos dos alimentos com que foram confeccionando os pratos. A fruta e os vegetais são os alimentos que menos atraíram estas crianças, por isso numa das ementas apareceu uma pizza para alertar para o fast-food, “estimulando a arte da cozinha”. Nazaré Madeira lembra que “é melhor usar os seus próprios produtos regionais, que tenha em casa, fazendo até o aproveitamento de restos de comida do que ir comprar ao supermercado”, salienta a professora.

Para além das ditas confecções, houve ainda algumas luzes para a apresentação dos pratos e o saber estar à mesa “que também é importante para não afastar as regras de etiqueta da nossa educação”.

Sopa de Cebola, gelado de morango, pêra cozida com cobertura de chocolate, cestinhas de peixe, são alguns exemplos dos pratos confeccionados pelos dez jovens com a ajuda da professora Nazaré Madeira. No final, todos eles receberam um diploma pintado à mão, por uma das associadas da Casa do Professor.