PUB.

Conhecidos os 21 doces do distrito de Bragança apurados para a segunda fase das “7 Maravilhas Doces de Portugal"

PUB.

Qui, 18/04/2019 - 09:43


Das 907 candidaturas, um painel de especialistas, de 140 personalidades, apurou 420 candidatos, que são distribuídos por sete categorias. No distrito, o concelho de Bragança é o que tem o maior número de apurados

No distrito de Bragança, tal como nos outros 19 do continente e das ilhas, estão apurados 21 doces, três em cada categoria. Bragança, com seis doces apurados, é o concelho com maior representatividade seguindo-se Mirandela,Torre de Moncorvo, Alfândega da Fé, Vimioso e Vinhais, todos com dois doces, enquanto Macedo de Cavaleiros, Freixo de Espada à Cinta, Mogadouro, Miranda do Douro e Carrazeda de Ansiães estão representados com um doce. O único concelho sem qualquer doce seleccionado é o de Vila Flor.

Nos biscoitos e bolos secos foram escolhidos os bolos económicos de Mirandela, a amêndoa coberta de Moncorvo IGP e os rochedos de Alfândega da Fé. Na categoria de bolo de pastelaria estão apurados os barquinhos de Alfândega da Fé, o pastel de amêndoa de Vimioso e o pastel de Santa Clara de Vinhais. Na categoria de doces festivos marcam presença a bola doce mirandesa de Bragança, os calços de Macedo de Cavaleiros e as rosquilhas de Mogadouro. Nos doces de inovação está apurado o folar de maça de Carrazeda de Ansiães, o ouriço de castanha de Bragança e o pastel brigantino. Nos doces do território foram seleccionados a bola doce mirandesa de Miranda do Douro, os castelões de Peredo de Castelhanos de Torre de Moncorvo e os pastéis de amêndoa de Vimioso. Já nos doces de fruta e mel estão apurados o mel biológico do Parque Natural de Montesinho, o mel de Nobeledo de Vinhais e a pasta de castanha de Bragança. Finalmente, na categoria de doce de colher e doce à fatia estão seleccionados os milhos doces de Freixo de Espada à cinta, o pudim azeitado de Mirandela e o pudim de castanha de Bragança.

Cada distrito do país, tem apurados 21 doces, três por cada categoria, o que perfaz os 420 candidatos, no total. Segue-se a segunda fase de escolha, que vai reduzir a 7 doces por distrito, um em cada categoria. Chegando à lista final avançam para votação do público e serão revelados os vencedores a 7 de maio.

Escrito por Terra Quente