Sáb, 19/04/2025 - 12:48
O Grupo Desportivo de Bragança recebeu, pela primeira vez, a Bandeira da Ética. A distinção reconhece a promoção dos valores éticos no desporto e é atribuída pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, através do Plano Nacional de Ética no Desporto.
A bandeira é atribuída às coletividades que primam pela defesa de valores e Fair-Play, pelo desporto justo, leal, limpo e respeitador.
Paulo Afonso, presidente do Grupo Desportivo de Bragança, está orgulhoso com esta conquista. “Significa muito em relação ao bom comportamento dos atletas, da disciplina imposta pelo clube, tudo o que envolve a formação. É bastante importante para o clube”, referiu o presidente, dizendo que, pelo “trabalho” que o GDB tem feito, era algo que esperavam que pudesse acontecer. “Não estamos inferiores a qualquer outro clube, pelo contrário. Estamos a trabalhar bem”, rematou Paulo Afonso.
As coletividades têm de se candidatar à atribuição da bandeira e a sua renovação não é automática. Assim, o clube terá de manter os princípios que lhe valeram a distinção, mas o presidente não está preocupado com as exigências. “O clube vai continuar a trabalhar na mesma linha. Vamos continuar com a nossa forma de estar no desporto, toda a gente sabe para que lado estamos inclinados. Portanto, vamos continuar a trabalhar no bom sentido. Acima de tudo, ganhar ou perder faz parte do desporto, mas a educação, o respeito pelos árbitros, pelos colegas, pelos adversários, isso é sempre o mais importante. Tudo o resto vem por acréscimo”, frisou o presidente.
No distrito de Bragança, recentemente, além do Grupo Desportivo de Bragança, também o Ginásio Clube Mirandelense recebeu a Bandeira da Ética.
Escrito por Brigantia