Qui, 26/02/2009 - 08:53
Segundo o jornal Público foi ontem publicada uma portaria que autoriza uma despesa máxima de 20 milhões de euros (mais IVA) para o aluguer dos três aparelhos até 2011.
Os outros dois helicópteros vão ser colocados em Aguiar da Beira e Ourique e são uma das peças da requalificação dos serviços de urgência prevista nos acordos assinados entre o Ministério da Saúde (quando ainda era ministro Correia de Campos) e diversas autarquias.
O concurso público internacional para o aluguer destes meios aéreos foi lançado há dois anos mas o processo atrasou-se.Inicialmente previa-se que os helicópteros estivessem no terreno no início de 2008, mas um estudo realizado no ano passado pelo gabinete de planeamento e controlo do INEM pôs em questão este investimento. O Ministério da Saúde acabou por decidir avançar com o aluguer dos helicópteros, até porque o fecho nocturno de vários serviços de atendimento permanente está dependente da colocação destes meios no terreno.
O helicóptero do INEM deverá chegar ao distrito de Bragança até ao Verão mas o secretário de estado da saúde já garantiu que por enquanto o funcionamento dos SAP’s vai manter-se.
Escrito por Brigantia