Comportas da Ponte Europa de Mirandela vão ser requalificadas em dois milhões de euros

PUB.

Sex, 14/03/2025 - 08:53


As oito comportas da Ponte Europa, em Mirandela, vão ser reabilitadas

Os trabalhos incluem a manutenção de peças móveis, como correntes e estruturas metálicas, que permitem o correto funcionamento das comportas.

Durante a empreitada serão utilizadas estruturas temporárias para conter a água, para que os trabalhos sejam realizados em áreas submersas sem comprometer a segurança dos trabalhadores e da barragem.

Segundo o vice-presidente do município de Mirandela, Orlando Pires, as obras vão decorrer ao longo de um ano e meio. “Esta ponte tem uma barragem, com oito comportas, que foi construída há 32 anos e passado este tempo precisa de obras de manutenção. Cada uma das comportas vai ter uma intervenção de cerca de dois meses, por isso estamos a falar de uma empreitada que vai demorar cerca de um ano e meio. Também associada a esta intervenção está também a redundância de energia elétrica, as comportas podem ser abertas manualmente ou através de energia elétrica”, explicou.  

Os trabalhos custam cerca de dois milhões de euros. “Vai ter uma outra fase que vai ser a colocação de sensores e automatização das comportas para que as mesmas possam ser abertas e fechadas em função do caudal de água, de forma automática, por isso as duas componentes ascendem os dois milhões de euros”, acrescentou.

A obra começa dentro de poucos dias.

A câmara municipal já submeteu uma candidatura ao quadro comunitário Norte 2030, esperando conseguir um financiamento de 75%.

A Ponte Europa foi inaugurada em 1993. Os trabalhos vão decorrer ao longo de um ano e meio.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves