Começam expropriações para construir estradas

PUB.

Seg, 09/03/2009 - 14:41


“Minorar os impactos ao nível das expropriações”. É com este objectivo que secretário de Estado Ajunto das Obras Públicas está esta segunda-feira do distrito.  

Paulo Campos garante que este processo já começou para a construção do nó da Amendoeira, no concelho macedense, que vai ligar o IP2 à A4.

Quanto às obras das três estradas fundamentais para o Nordeste Transmontano (A4, IP2 e IC5) o elemento do governo salienta que as obras já começaram no actual traçado de 11km do IP2, na zona de Macedo.

 

“As obras já se iniciaram numa zona que não necessita de expropriações porque a zona de intervenção é na actual estrada” adianta o governante acrescentando que “relativamente a Macedo de Cavaleiros, nos próximos dias iniciar-se-ão as expropriações relativas à construção do nó que interligará a auto-estrada com o IP2”.

Já a construção do nó do IP2 com a A4 espera-se que tenha início em Maio.

 

Mas, para isso, o secretário de Estado apelou ao bom relacionamento entre as empresas para que os prazos sejam cumpridos.

 “Se não existir uma entreajuda entre as instituições não vamos conseguir cumprir prazos” afirma Paulo Campos. Se assim for, haverá várias consequências. “As infra-estruturas não vão ficar disponíveis para as populações e não serão criados empregos”.

 

Espera-se que o primeiro lanço da auto-estrada transmontana, empreitada concedida à Auto-estradas XXI, esteja transitável em Novembro de 2010 e que as obras sejam concluídas em Julho de 2011, na sua plenitude.

Quanto ao IP2 e IC5 (concessão da Aenor), as obras devem ser dadas por terminadas no final do ano de 2011.

Escrito por CIR