CIM Terras de Trás-os-Montes vai elaborar estudo para requalificação das estradas e reivindica financiamento

PUB.

Sex, 28/03/2025 - 10:10


O objetivo deste estudo é reclamar financiamento junto do Governo

A Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes, conjuntamente com os autarcas da região, vão elaborar um plano estratégico que georreferencie as estradas entre sede de concelhos e que ligam às aldeias e o respetivo grau de degradação. Segundo explicou o presidente da CIM, Pedro Lima, será determinada a prioridade de manutenção de cada troço.

O objetivo deste estudo é reclamar financiamento junto do Governo. O autarca salienta que os municípios não têm capacidade para suportar as despesas de requalificação de estradas.

“Nós não conseguimos, através dos orçamentos municipais, pura e simplesmente, fazer uma manutenção e uma conservação adequada. Por isso, junto da tutela, a CIM quer conseguir ou a fonte de financiamento ou uma verdadeira delegação de competências, com um pacote financeiro associado”, explicou.

O Governo quer passar as estradas desclassificadas para a alçada dos municípios, mas não quer dotar as autarquias de qualquer dotação financeira. Para o presidente da CIM Terras de Trás-os-Montes isto é impensável e não aceita que isso se faça sem financiamento. “Não podemos, de forma alguma, aceitar mais estradas sem que elas estejam requalificadas, em estado de conservação ótimo, bem mantidas e também com o pacote financeiro para as poder continuar a manter”, vincou

Por isso, Pedro Lima defende a criação de um fundo financeiro por parte do Governo, para beneficiar regiões mais desfavorecidas, promovendo a coesão territorial.

“Na minha ótica, essa seria a forma mais lógica e que realmente transmitiria uma mensagem de coesão territorial. Porque nós aqui não conseguimos, nós aqui não temos capacidade, precisamos de muitas estradas, temos aldeias com pouca gente, que têm direito ao mesmo tratamento, ao mesmo acesso. Não é culpa das pessoas que o Estado tenha abandonado as aldeias, as vilas, os territórios da sub-região Terras de Trás-os-Montes”, referiu.

A Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes a reclamar financiamento para a requalificação das estradas da região.

Escrito por Brigantia 

Jornalista: 
Ângela Pais