PUB.

Centro Interpretativo de Vinhais quase concluído

PUB.

Qua, 15/10/2008 - 08:25


Deverá abrir em breve o Centro de Interpretação Ambiental do Parque Natural de Montesinho que está a ser construído em Vinhais. As obras de recuperação da antiga Casa da Vila, onde vai ficar instalado, já estão em fase de conclusão.    

O projecto de reabilitação está a cargo da câmara municipal que investiu cerca de meio milhão de euros para recuperar e adaptar o antigo imóvel que já se encontrava em avançado estado de degradação.

Foi adquirida há cerca de 10 anos ao abrigo de uma parceria entre a autarquia e o Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB).

“Esta casa foi de uma família ilustre de Vinhais, mas foi-se deteriorando e há 10 anos foi adquirida numa parceria com a câmara mas paga pelo ICNB” explica o presidente da câmara de Vinhais.

 

O projecto foi candidatado ao Programa Operacional do Ambiente e tem duas fases: a primeira contemplava a recuperação física e a segunda a montagem da exposição que está agora a ser feita.

O equipamento vai funcionar com salas multimédia onde será possível obter informações acerca do Parque Natural de Montesinho. “São as tecnologias ao serviço da natureza para saber tudo o que se passa no parque, pois há visitantes que não gostam de ir para o terreno sem antes alguém lhes explicar o que podem encontrar” salienta Américo Pereira.

 

Este será um dos espaços do Parque Natural de Montesinho no distrito que em principio não terá sede, mas sim delegações, uma em Bragança, outra em Vinhais. “É o que está combinado e espero que o compromisso não seja quebrado” refere.

 

Américo Pereira, não adianta data para a abertura do Centro Interpretativo nem revela se poderá estar em funcionamento ainda este ano.