Centro de Hemodiálise de Mogadouro à espera de autorização para funcionar

PUB.

Sex, 30/05/2008 - 08:19


Há meio ano que o Centro de Hemodiálise de Mogadouro aguarda pela chegada do licenciamento da ARS-Norte para começar a funcionar.  

A clínica que vai acolher esta valência já está equipada com todas as máquinas necessárias à hemodiálise, mas enquanto a ordem não chegar, os doentes dos concelhos de Mogadouro, Miranda do Douro e Freixo de Espada à Cinta têm que continuar a percorrer centenas de quilómetros até às unidades de Bragança e Mirandela, do centro Hospitalar do Nordeste.

 São horas perdidas na viagem, somadas depois às horas de tratamento, como conta António China, 71 anos, doente de Vilar Chão, Mogadouro, que realiza diálise com regularidade. “Comecei há ano e meio a fazer a hemodiálise, em Mirandela, demoro uma hora e meia para lá chegar e o tratamento dura três horas e quarenta e cinco minutos”, conta António China afirmando que “se desse para fazer o tratamento em Mogadouro, era muito melhor, já sei que há máquinas cá para fazer o tratamento, mas não sei porque ainda não se faz”.   

O Centro Hospitalar do Nordeste deve prestar apoio de retaguarda ao Centro de Hemodiálise de Mogadouro. Nunes Azevedo, director clínico do Centro, explica a razão pela qual o serviço ainda não está a funcionar. “A unidade de Mogadouro, neste momento está pronta para funcionar, já tem as máquinas de hemodiálise, tem o tratamento de água, enfim, está tudo prontinho para funcionar”, garante Nunes Azevedo. “Neste momento, estou à espera que seja dado o licenciamento, por parte da ARS-Norte”, esclarece o director clínico do Centro revelando que “apareceu um problema relacionado com o apoio hospitalar”. “Tem de ser passado um documento a dizer que o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro vai dar apoio de retaguarda ao CHNE, para que o presidente da ARS-Norte possa dar o licenciamento”, sublinha Nunes Azevedo.

   

O Centro de Hemodiálise de Mogadouro representa um investimento de 200 mil euros e está equipado para acolher dezenas de doentes que se deslocam com frequência a Bragança e Mirandela.

 

Ainda está fechado por precisar de apenas uma assinatura da Administração Regional de Saúde do Norte para o licenciamento.

 

Contactada a ARS-Norte, ainda não obtivemos qualquer resposta sobre o assunto.