Qui, 11/12/2008 - 08:53
“A direcção regional do Norte apoiou directamente as associações em um milhão e 900 mil euros e no caso do distrito de Bragança estamos a falar em cerca de 100 mil euros, num total de 30 projectos que foram financiados” refere o delegado regional do IPJ que ontem esteve reunido com cerca de 15 associações do distrito.
Vítor Dias falou ainda sobre o movimento associativo em Bragança que segundo ele é feito “tendo em conta os seus interesses específicos” e revela algumas das áreas abrangidas pelas associações que estão relacionadas “com a defesa do meio ambiente, património, actividades culturais e recreativas”.
Na sessão estiveram presentes algumas associações juvenis que deram a conhecer algumas actividades que podem ser alvo de candidatura a apoios do IPJ. Ivo Mendes, da Associação Recreativa da Juventude Mirandesa, adianta que o plano de actividades para 2009 já está feito e integra “um festival de cultura tradicional das terras de Miranda, há também um piquenique dos jovens mirandeses, torneios de futebol, acções de promoção da língua mirandesa e workshops de pauliteiros”.
Já o presidente da Associação Académica do IPB, refere que “este é o primeiro ano que nos candidatamos pois todos os apoios que recebermos são sempre bons” afirma. Bruno Miranda adianta que “pretendemos organizar uma semana cultural e feira do livro”.
No próximo ano o IPJ vai manter o valor da verba destinada ao apoio ao associativismo juvenil que em 2008 foi de 6 milhões de euros a nível nacional.
Escrito por Brigantia