Cavaleiros da Associação Equestre de Bragança a caminho de Santiago

PUB.

Seg, 09/06/2008 - 09:08


Arrancou este fim-de-semana a primeira peregrinação a cavalo de Bragança a Santiago, organizada pela Associação Equestre de Bragança. A partida teve lugar no largo do Castelo, este sábado.

 

Oito cavaleiros vão percorrer os caminhos de Santiago, contando com a ajuda de uma carrinha de apoio.

 

Augusto Morais, presidente da Associação Equestre de Bragança, revela que a vontade de percorrer os caminhos de Santiago é uma ideia já antiga. “Esta iniciativa é uma ideia muito antiga do grupo de cavaleiros da associação, que desde a formação da associação manifestam o desejo de percorrer os caminhos de Santiago”, assinala Augusto Morais acrescentado que “vão participar 10 pessoas, oito cavaleiros, e duas pessoas de apoio”.

  

A associação equestre tem cerca de 120 sócios, mas apenas oito cavaleiros estão a caminho de Santiago. No dia da partida, Augusto Morais, revelou que é uma iniciativa a repetir nos próximos anos. “À partida não se me afigura bastante difícil, as etapas são bastante suaves, na ordem dos 35.km dia, é uma distância ajustada a um percurso desta natureza”, considera o presidente da Associação Equestre de Bragança sublinhando que “esta vai ser a primeira de várias idas a Santiago”.

  

No mesmo dia foi assinado um protocolo entre a associação e a Junta de freguesia de Santa Maria, que estabelece a cooperação, ao nível logístico e financeiro, entre as duas entidades.

 

Jorge Novo, o dirigente da Junta não tem dúvidas de que o protocolo vai beneficiar a freguesia de Santa Maria. “A junta de freguesia e a sua população vão beneficiar, por exemplo quando for o dia de comemoração dos castelos esse cavalos vão estar aqui para as pessoas poderem andar de cavalo, outras actividades que possam acontecer ao longo do ano eles serão convidados”, explica Jorge Novo.

 A chegada a Santiago está prevista para a próxima sexta-feira.