Catedral esgotada para ordenação de novo bispo

PUB.

Sex, 30/09/2011 - 09:18


Cerca de dez mil pessoas são esperadas no domingo à tarde em Bragança para a ordenação do novo bispo da diocese.A quantidade de gente que vai querer assistir à cerimónia de ordenação de D. José Cordeiro obrigou a organização a disponibilizar dois ecrãs gigantes colocados no exterior da catedral uma vez que o templo só tem capacidade para a quatro mil pessoas sentadas e 1500 de pé. 

“Nós estamos à espera de mais de dez mil fiéis e para além do espaço da catedral haverá a possibilidade de assistir à celebração no exterior onde teremos dois ecrãs gigantes” refere Calado Rodrigues, da comissão de protocolo. Além disso “estão a ser divulgadas uma série de indicações práticas quanto ao estacionamento sobretudo de autocarros e dos sítios onde podem parar e largar as pessoas”.A Igreja vai estar representada por mais de 30 bispos e 150 padres portugueses, de Roma e de países lusófonos.Mas esta cerimónia vai contar também com a presença de figuras do panorama político.“Teremos a ministra da agricultura que ainda não confirmou mas está a fazer todos os possíveis para estar presente por uma relação de amizade pessoal com D. José Cordeiro e teremos também o secretário de estado da cultura que foi eleito pelo distrito de Bragança” adianta, salientando que “estarão também presidentes de câmara e de junta, autoridade militares e civis”.Calado Rodrigues fala ainda as expectativas da Igreja em relação ao novo bispo da diocese Bragança-Miranda ao afirma que “esperamos que ele seja uma pessoa que promova a renovação da diocese por            que a conhece bem e aos seus problemas mas também as oportunidades para o lançamento de uma nova dinâmica da diocese”.

D. José Cordeiro é o mais novo bispo do episcopado português e vai ser ordenado pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, Dom José Policarpo, pelo actual Bispo da diocese, Dom António Montes Moreira e pelo antecessor Dom António Rafael.

Escrito por Brigantia