Castelo de Ansiães abriu portas a torneio medievais pelo terceiro ano consecutivo

PUB.

Seg, 03/06/2024 - 09:26


Ao longo do fim-de-semana, o Castelo de Ansiães foi palco de dezenas de lutas medievais. As lutas são reais, estando envolvidas na competição oito equipas profissionais de Portugal e Espanha

O combate medieval, apesar de se inspirar em lutas antigas, é um desporto moderno e é relativamente recente e, por isso, ainda não tem muitos atletas nem há diversas competições nas quais participar. Desta forma, quem compete não perde a oportunidade de rumar a Carrazeda de Ansiães, que recebe as lutas pelo terceiro ano consecutivo. “A nível nacional não temos, ainda, muitos torneios, portanto, todas as oportunidades que temos de participar, participamos, quer em Portugal, quer em Espanha, que é o mais fácil em termos de deslocação”, disse Diogo Gouveia, capitão da equipa lisboeta Serra Red Lions. “Estão aqui quatro equipas portuguesas e quatro espanholas mas já nos conhecemos há tantos anos que é uma amizade que temos, entre portugueses e espanhóis. Fazemos os nossos combates e confraternizamos. É uma família que aqui se junta. Não há melhor”, referiu Orlando Silva, capitão da equipa portuguesa Armis Nostrum. “Cada ano está melhor. Vêm cada vez mais lutadores e há mais combates. Fico contente de ter torneios perto. A nível cultural e desportivo, é algo único e interessante”, esclareceu Daniel Bernardos, da equipa espanhola Ursus Custodes.

Às lutas, que aconteceram no castelo, juntou-se o mercado medieval, que decorreu na vila, na Praça 6 de Abril. Noutros tempos, Carrazeda de Ansiães acolhia apenas o mercado e depois houve uma interrupção na iniciativa. Há três anos decidiu-se retomá-la com este figurino, ou seja, criar espaço para a feira e para os torneios, que são uma forma de trazer gente ao concelho, segundo garante o presidente da câmara, João Gonçalves. “Na região, não conheço outro torneio em contexto real. É um torneio internacional e estamos a tentar consolidar esta fórmula porque temos atingido o objectivo central, que é mostrar o nosso património histórico e atrair visitantes. O importante, quando tentamos idealizar este tipo de eventos é aproveitar e divulgar as nossas potencialidades e sermos diferenciadores, complementando os outros territórios da nossa região”.

O Torneio e Mercado Medieval de Ansiães decorreram de sexta-feira a domingo. O Castelo de Ansiães foi palco dos torneios, onde decorreram várias actividades desportivas e recriações históricas. Já o mercado, que aconteceu na vila, contou com vários artesãos e com a venda de bebidas e comidas, bem como alguns produtos regionais.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves