Casas da fronteira de Quintanilha com futuro incerto

PUB.

Seg, 07/04/2008 - 09:08


O futuro das casas da fronteira de Quintanilha vai ser decidido por um estudo que o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB) vai realizar. Este património serviu de habitação à Brigada Fiscal e no início da década de 90 passou a ser propriedade do ICNB. Desde essa altura as casas estiveram abandonadas, mas nos últimos dois anos serviram para albergar os trabalhadores que participaram na construção da Ponte Internacional de Quintanilha. Agora que as obras terminaram, as casas encontram-se novamente desabitadas.

Por isso, o ICNB vai fazer um estudo para saber se é vantajoso ou não reabilitar aquele espaço porque “ao recuperar aquela quantidade de habitações poderíamos correr o risco de estar a colocar demasiadas edificações num mercado que ainda é incipiente ao nível do turismo de natureza no Parque Natural de Montesinho” afirma Duarte Figueiredo, director adjunto do departamento de gestão das áreas classificadas do Norte, para além de “podermos correr o risco de fazer algo que não queremos que é concorrer com os promotores privados”.

A incerteza do valor arquitectónico existente naquelas habitações é outro dos aspectos que vai ser avaliado no estudo. “O edifício que servia de recepção ao público tem alguma dignidade e algum valor histórico e arquitectónico, mas nas traseiras existem casas de função, banais e queremos saber se tem interesse recuperar essas casas” refere o responsável.

O projecto que vier a resultar depois das conclusões do estudo poderá ser candidatado ao QREN. “Depois de feita a avaliação e dependendo do resultado avançaremos, ou não, para uma candidatura no sentido de recuperar todo o aglomerado, ou partes dele”.

O estudo do ICNB vai começar em breve e deverá estar concluído no final deste ano.

Uma avaliação que poderá fazer nascer um novo projecto para aquela “mini-aldeia” junto à fronteira de Quintanilha.