PUB.

Casa em construção está a ruir em Mirandela

PUB.

Qua, 21/05/2008 - 08:26


Uma casa em construção, tipo bi-familiar (r/c e 1º andar), corre o risco de ruir e provocar danos avultados em mais duas vivendas que se encontram nos terrenos anexos, num plano inferior. A casa situa-se em Mirandela, perto de um hipermercado.

Está ser construída numa encosta e, segundo o vice-presidente da Câmara Municipal de Mirandela, poderão não ter sido acautelados os requisitos necessários de construção para evitar o deslizamento de terras. “Terá acontecido uma má execução do projecto” afirma António Branco pois segundo ele “pode ter sido um erro de projecto ou um erro de execução”. O vice-presidente lembra que na mesma zona já houve uma derrocada que também esteve relacionada com uma má execução do projecto salientando que “há zonas mais problemáticas que outras mas se os projectos forem cumpridos e executados com seriedade” esses problemas estarão acautelados.

A Câmara Municipal já notificou o empreiteiro para que, no prazo de 24 horas, sejam tomadas medidas para evitar a derrocada da habitação. “Foi feita uma vistoria e embargo da obra e foi dada ordem ao proprietário para que proceda a trabalhos de contenção e escavação” adianta António Branco. Se não o fizer terá de ser a câmara terá de arranjar forma de resolver a situação.

Neste momento está a ser avaliada a situação para avaliar se “há continuidade de deslizamento ou não” e, se se verificar risco de derrocada, serão evacuados os moradores das habitações vizinhas, que poderão estar também em perigo.

Apesar desta situação, António Branco salienta que o empreiteiro tem as licenças em ordem.

Até ao momento, ainda não foi possível falar com o responsável pela obra.