PUB.

Caretos de Podence brilham em França

PUB.

Qui, 03/04/2008 - 08:10


A candidatura dos Caretos de Podence a Património Imaterial da UNESCO levou o grupo às principais festas da vila de Loupian, no sul de França. As figuras enigmáticas chocalharam cerca de 10 mil pessoas, em dois dias, e foram, de resto, os convidados de honra.

Loupian é uma pequena vila do sul de França, com cerca de 3 mil habitantes, na região de Montpellier. Todos os anos organiza uma festa tradicional, dedicada aos produtos da terra, com um desfile de animais totémicos. Este ano, e devido à UNESCO, os Caretos de Podence foram os convidados de honra das festividades. “É maravilhoso parece-me muito bem, também queremos propor os nossos mas parece-me difícil”, salienta Brigitte Rousse, da organização, referindo-se ao evento e aos caretos.

Brigitte Rousse salienta que o objectivo central da festa é encontrar as raízes da região do Languedoc-Roussilon. “ Uma festa que nos lembre um pouco as nossas raízes”. O grupo de caretos de Podence foi, de resto, o mais aplaudido e o que acolheu maior curiosidade do público. As francesas não se importaram muito com as chocalhadas. “É muito original, muito coloridos e divertidos os caretos, é boa a festa para uma pequena aldeia como o Loupian”, diz uma das pessoas presentes na festa.

O velho ditado de que há um português em qualquer parte do mundo fez jus em Loupian. A CIR encontrou Armando Artilheiro, da aldeia de Vale Benfeito, do concelho de Macedo, que estava surpreso por encontrar um grupo da sua terra.”É bonito e os franceses ficam contentes.”, garante Armando Artilheiro.

A candidatura dos Caretos de Podence a Património Imaterial da UNESCO já dá alguns frutos. A organização das festas de Loupian teve assim conhecimento deste grupo tradicional de máscaras, da aldeia de Podence, no concelho de Macedo de Cavaleiros. Lá mesmo em Loupian receberam o convite para animar as festas de Barcelona, em Setembro.