Canoagem: Fernando Pimenta vai participar no Campeonato Nacional que se realiza em Mirandela

PUB.

Sex, 07/05/2021 - 17:10


O canoísta, campeão do mundo, vai participar no Campeonato Nacional de Canoagem, em Mirandela, nos dias 22 e 23 de Maio.

Fernando Pimenta, o melhor atleta português de sempre, na canoagem, com dezenas de medalhas de ouro, prata e bronze em todas as competições, tendo já sido campeão do mundo e europeu nas diferentes variantes da modalidade vai marcar presença no campeonato nacional de fundo de canoagem que irá decorrer, pela primeira vez, no espelho de água do rio Tua, em Mirandela, nos dias 22 e 23 de Maio.

Um evento desportivo organizado pela Federação Portuguesa de Canoagem, em parceria com o Município de Mirandela e com a preciosa colaboração do Clube Fluvial de Mirandela. “Desde a primeira hora que o nosso clube, em parceria com a autarquia, sempre quis que isto viesse a concretizar-se, efectuamos o convite e estivemos presentes em todas as reuniões para podermos ter cá esta prova”, sublinha o vice-presidente da direcção, Nuno Pinheiro.

Os melhores atletas da modalidade vão marcar presença, com destaque natural para Fernando Pimenta, e Nuno Pinheiro não tem dúvidas que “estamos perante um dos maiores eventos desportivos em Trás-os-Montes”.

São esperados cerca de 800 atletas em representação de cerca de meia centena de clubes e o Clube Fluvial de Mirandela também vai participar. “É de todo interesse também marcar presença e já temos 17 atletas federados em vários escalões e nesta prova vamos participar com 16 atletas”, adianta.

O Município vai comparticipar com 10 mil euros, verba que foi aprovada, por unanimidade, na última reunião do executivo camarário, esta quinta-feira. O vice-presidente do Município considera que vai ser uma autêntica festa do desporto. “É uma aposta no aproveitamento dos recursos naturais, nomeadamente o espelho de água e suas áreas envolventes, que trazem pela primeira vez à região do nordeste transmontano um evento de relevo desta modalidade desportiva sem qualquer impacto ambiental negativo”, sustenta Orlando Pires.

Também a nível económico, para Orlando Pires, a realização deste evento desportivo caracteriza-se como uma importante alavanca para os sectores da hotelaria, restauração e comércio local. “Ficou estipulado, que durante os dois dias, todos os participantes vão ter de realizar as refeições confeccionadas pelos vários restaurantes do concelho e ficar alojados nas unidades hoteleiras e nos alojamentos locais”, adianta.

Este evento desportivo tinha sido adiado, em 2020, devido à crise pandémica, e recebeu agora luz verde por parte da Direcção Geral de Saúde (DGS), dado tratar-se de uma modalidade desportiva de baixo risco de transmissibilidade da Covid-19.

Orlando Pires adianta que a recepção das comitivas estará sujeita a um rigoroso plano de mitigação de transmissão do SARS-COV-2. “Está tudo preparado ao nível das autoridade de saúde pública, da PSP e da protecção civil municipal, está contemplada a criação de circuitos exclusivos de acesso, por clubes, às zonas de provas a instalar na zona verde do Parque Dr. José Gama. Todas as comitivas serão testadas”, esclarece Orlando Pires.

O campeonato nacional de fundo é uma prova de canoagem onde os atletas percorrem a solo a distância de fundo, com extensões de 2.000, 3.000 e 5.000 metros, consoante o escalão dos desportistas.

A prova está agendada para Mirandela nos dias 22 e 23 deste mês de Maio.

 

Escrito por Fernando Pires (Rádio Terra Quente - CIR)