Ter, 06/12/2011 - 10:26
Ao que foi possível apurar, na base desta decisão está uma alteração do quadro político actual, com uma possível reorganização das peças do xadrez político brigantino.
Fonte ligada à candidatura de Paulo Xavier que, como se sabe, é patrocinada por Telmo Moreno, adianta que se espera para amanhã uma resposta sobre um apoio de peso que poderá alterar os pesos da balança.
Para já, Hernâni Dias é, ainda, o único candidato assumido.
Entretanto, preparam-se também as eleições para a distrital do PSD, marcadas para o mesmo dia 17, com Telmo Moreno e José Silvano a formarem uma aliança.
Dois anos depois de se terem defrontado nas eleições internas do partido no distrito de Bragança e de terem apoiado candidatos opostos nas eleições nacionais, Telmo Moreno e José Silvano chegaram agora a um entendimento, numa altura em que se joga uma cartada importante no panorama político, nacional e regional.
A três meses de novo combate interno para a direcção nacional e quando se espera que o próximo líder distrital venha a ter um papel importante nas escolhas para as candidaturas autárquicas de 2013, os dois velhos rivais unem esforços, deixando de fora Jorge Nunes, o presidente da câmara de Bragança, que há dois anos se aliou ao presidente da câmara de Mirandela.
Os sinais de fractura no eixo Bragança-Mirandela já vinha sendo evidente há largos meses mas, nos últimos tempos, as diferenças intensificaram-se.
Agora, José Silvano concorre à distrital, com Telmo Moreno como candidato à Assembleia-Geral, cargo até aqui ocupado por Jorge Nunes. E Rui Caseiro, vice-presidente do Executivo brigantino, poderá ser o número dois da lista de Telmo Moreno. O convite já foi feito, aguarda-se ainda uma resposta definitiva.
Para já há apenas uma lista concorrente à distrital do PSD. Mas o prazo de entrega de candidaturas ainda não terminou.
Escrito por Brigantia