Câmaras entendem-se e Macedo do Mato vai ter estrada repavimentada

PUB.

Qua, 28/01/2009 - 09:44


A população de Macedo do Mato vai ter os acessos à aldeia melhorados. As câmaras municipais de Bragança e de Macedo de Cavaleiros entenderam-se quanto à repavimentação de 200 metros de estrada que dão acesso à localidade.

Está resolvido o diferendo entre as câmaras de Bragança e de Macedo de Cavaleiros, por causa da repavimentação de um troço da estrada de acesso à aldeia de Macedo Mato.

A autarquia macedense vai proceder ao arranjo da via assim que as condições climatéricas o permitam.

 

Há cerca de um ano e meio que a população de Macedo do Mato, no concelho de Bragança vive um calvário para entrar ou sair da aldeia.

A câmara de Bragança repavimentou o acesso da localidade mas o alcatrão só chegou até à placa que indica o início de Macedo do Mato.

Os restantes 200 metros até à EN217 ficaram sem alcatrão porque a autarquia recomendou ao município de Macedo que efectuasse as obras de saneamento em Bagueixe, a aldeia vizinha, para que mais tarde não se danificasse o pavimento novo.

Esta empreitada foi executada, mas o local da intervenção nunca mais foi repavimentado.

 

A população mostra-se descontente com a situação e nem mesmo um pequeno arranjo feito pela câmara de Bragança há cerca de um mês os deixa mais satisfeitos. “Agora já se passa melhor, mas há um mês ou dois só as cabras é que podiam passar por ali porque era só buracos” diz Maria Isabel Morais, uma habitante de Macedo do Mato.

 

António Maltês, um outro morador, conta que “na altura do Natal vieram dar um jeito só para tapar olhos, porque não puseram o alcatrão”.

 

“Isto estava uma miséria de todo o tamanho e agora está um bocado melhor porque a câmara de Bragança veio dar um jeito”

 

A população critica o jogo do empurra entre as duas autarquias mas também se mostra dividida quanto às responsabilidades dos municípios.

 

Maria Isabel Morais conta que chegou a ir reclamar à Câmara “uma vez ou duas, mas disseram-me que aquilo era com a câmara de Macedo, mas os de Macedo dizem que é com a de Bragança e andamos neste jogo do empurra”.

Na opinião de Abílio Rodrigues, habitante local, “quem devia arranjar a estrada era a câmara de Macedo”. No entanto, Amadeu Rodrigues tem uma opinião diferente. “Nós pertencemos a Bragança, por isso a de Bragança é que deve arranjar”.

  

Rui Caseiro, o vice-presidente da câmara de Bragança reitera que não lhe compete fazer a repavimentação daqueles 200 metros porque aquele já não é território do concelho mas confessa que há cerca de um mês melhorou as condições de passagem. “A junta de freguesia indicou-nos que as condições de passagem estavam bastante deficientes devido aos buracos criados nas valas onde tinha sido colocado o saneamento e nós resolvemos fazer um arranjo já que nesta altura não há condição para a colocação de asfalto”, explica.

 

No entanto, o problema parece estar perto do fim já que o vereador Carlos Barroso, garante que a câmara de Macedo vai repavimentar aquele troço. “Pensamos que a Câmara de Bragança, como esteve previsto, iria repor todo o tapete, mas tal não aconteceu e como nós abrimos as valas para a instalação de saneamento iremos fazer o repavimento logo que o tempo permita, no início da Primavera”, revela.

  

A câmara de Macedo diz que basta uma semana para realizar a obra.

Escrito por Brigantia