Câmara de Miranda do Douro pede aos comerciantes e populares que ajudem com as decorações de Natal

PUB.

Sex, 10/12/2010 - 10:18


A crise pode estar a afectar as decorações natalícias das localidades, mas há formas de contornar o problema. Quem o diz é o presidente da câmara de Miranda do Douro.

Este ano a autarquia vai cortar 30% na iluminação das ruas, mas o autarca apela aos comerciantes e população que decorem o exterior das suas lojas e habitações.

 A autarquia gastava cerca de 20 mil euros todos os anos com a iluminação de Natal na cidade.

Em época de crise, cortou essa verba em 30%.

Mas o presidente da câmara entende que o espírito não se pode perder e por isso pede aos comerciantes e habitantes que invistam também na decoração.

 “São as iluminações, a festividade que nos fazem ricos em termos de cultura mirandesa. Por outro lado, que a população se envolva a enfeitar, para não serem só as instituições públicas da região a gastar dinheiro”, diz o autarca.

Artur Nunes acrescenta que a cidade deve manter-se atractiva para aos turistas sobretudo nesta época envolvendo-os nas tradições locais como a fogueira de Natal e o cantar das Janeiras.

Uma forma de manter viva a cultura desta região.

“Miranda é uma cidade turística, tem muitos visitantes. E no fundo é isto que cada vez mais se procura. Não podemos esquecer que as pessoas nos procuram por estes factores, únicos na região.”

Apesar da crise, o município mirandês não quer perder esta tradição de Natal, e as luzes vão estar nas ruas da cidade até 7 de Janeiro.

 

Manter o espírito Natalício e preservar as tradições do concelho, é o que se pretende este ano em Miranda do Douro apesar dos cortes na iluminação das ruas.

Escrito por CIR