Câmara de Macedo desiste de feira do folar

PUB.

Qua, 16/03/2011 - 09:21


Este ano a câmara de Macedo de Cavaleiros não vai organizar a tradicional Feira do Folar. Depois de 8 anos a ser realizada em Vilarinho de Agrochão, no ano passado o executivo decidiu que o certame passaria a ser rotativo e Murçós foi a primeira localidade a recebê-lo.  

O autarca de Vilarinho de Agrochão, eleito pelo PS admite que ficou surpreendido ao ver que a feira do folar não consta da última agenda cultural do concelho.

Manuel Mico lembra que já durante a campanha eleitoral, o PSD dizia que se não ganhasse as eleições a tradicional feira deixaria de existir.

“Durante a campanha era dito às pessoas que se eu ganhasse as eleições a feira não era feita. Eu não ligava muito porque mas eu ganhei e a câmara fez questão de retirar o apoio à feira para fazer a rotatividade pelas aldeias” recorda. Mas “Vilarinho de Agrochão continuou a fazer a feira e a câmara fez em Murçós, só que este ano eu estive a consultar a agenda cultural e não havia nenhuma feira do folar organizada pela câmara” acrescenta.

 

O presidente da Junta de Freguesia diz no entanto que a autarquia se mostrou disponível para apoiar a Feira do Folar desde que fosse entregue um requerimento, mas garante que com ou sem apoios Vilarinho de Agrochão vai continuar a promover o certame.

“Eu sempre disse que enquanto fosse presidente da junta que a feira do folar seria feita com ou se apoio do município, mas se eles quiserem apoiar é claro que eu aceito” refere.

 

Já o presidente da câmara afirma que este ano a autarquia não organiza a feira por uma questão de reajuste dos eventos municipais.

“Demos prioridade a outros eventos e este ano optou-se pela não realização da feira do folar” refere Beraldino Pinto, salientando que “vai haver e Vilarinho de Agrochão com o apoio do município”.

 

Manuel Mico entregou já na Câmara Municipal o pedido formal de apoio aguardando agora uma resposta por parte da autarquia.

O presidente da junta assegura, no entanto, que lhe foi garantida uma verba de mil euros, à semelhança do que acontece com a Rural Arcas.

A feira do folar de Vilarinho de Agrochão realiza-se nos dias 9 e 10 de Abril.

Escrito por CIR