Caixotes do lixo causam descontentamento em Mirandela

PUB.

Ter, 01/04/2008 - 09:07


Os comerciantes da Avenida das Amoreiras, em Mirandela, estão descontentes com a localização dos novos contentores subterrâneos do lixo. Apesar de serem mais modernos, menos agressivos em termos de estética e de cheiros, não convencem os comerciantes que não os querem à porta dos seus estabelecimentos.

A autarquia diz que não há volta a dar nesta decisão. Segundo os comerciantes roubam lugares de estacionamento, dificultam o acesso às lojas e temem o mau cheiro que possam produzir. Dão como alternativa uma localização mais consensual para os contentores, embora se localize mais afastada do que a actual. “Eu sugeria aquela faixa de terreno junto à linha acima da linha da Rua das Amoreiras, acho que é o local ideal porque fica longe de lojas e não fica junto de nenhuma habitação”, diz José Soares, porta-voz de cerca de uma dezena de comerciantes da avenida, que alega ainda uma possível ilegalidade que estará a ser cometida pela autarquia Mirandelense. “Os comerciantes não foram ouvidos, tive acesso à acta de reunião de 13 de Fevereiro e não houve uma decisão unânime, é ilegal a câmara exigir o que bem lhe entender sem ouvir os comerciantes de Mirandela”, declara José Soares.

 A colocação deste tipo de contentores faz parte de uma estratégia de melhoramento ao nível do Urbanismo da cidade levada a cabo pela Câmara local. Segundo José Silvano está a ser feito um investimento de cerca de 200 mil euros e que vai permitir acabar com a propagação de maus cheiros. Têm contentores separados para cartão, plástico, lixo normal e são esteticamente menos incomodativos. No entanto, o autarca adianta que este descontentamento dos comerciantes, pode ser explicado com a velha máxima “o lixo quer-se sempre na porta do vizinho do lado”. “Ninguém quer o lixo à porta, é melhor esta solução do que estarem os contentores por ali fora com lixo vertido”, diz José Silvano, que acrescenta que “essas situações devem estar onde se produzem os resíduos sólidos e não é à porta do vizinho que não produz os resíduos sólidos, por isso é ali que vão ficar, por que é ali que tecnicamente devem ficar ”. Os comerciantes não desistem e pretendem uma reunião com o presidente de Câmara para manifestarem pessoalmente as suas reivindicações. “Vamos tentar reunir com o senhor presidente de câmara e por quem mais for necessário para reivindicarmos as nossa intenções e chegarmos a um consenso”, garante um dos comerciantes.  As obras de colocação dos contentores enterrados na avenida das amoreiras já começaram, tendo já sido colocados destes contentores em outros pontos cidade.