Bragança vai fazer parte da Fundação León-Real

PUB.

Seg, 17/03/2008 - 09:55


 A cidade de Bragança deverá integrar a Fundação León-Real no próximo mês. A proposta apresentada pela autarquia para aderir a este organismo foi aceite pelo órgão deliberativo da fundação.Trata-se de uma instituição privada de âmbito municipal e sem fins lucrativos que pretende fomentar o intercâmbio entre todos os territórios que formavam o antigo reino de León, como é o caso da cidade de Bragança.    

Jorge Nunes, presidente da Câmara Municipal realça os objectivos da Fundação León-Real. “Tem como objectivo promover a cultura, a identidade dentro dos territórios que anteriormente integraram o reino de Leonês”, esclarece Jorge Nunes que diz ainda que a fundação “tem no centro do seu objectivo em termos de constituição a comemoração do aniversário da transferência da sede do reino de León para a cidade de León”.

  O autarca local explica ainda o que significa para Bragança fazer parte desta instituição.

 “ Bragança integrou durante séculos o reino de León, mais tarde o reino de Castela e León…há uma relação histórica, de séculos diria quase de milénios”, recorda Jorge Nunes. “É uma oportunidade para estreitar laços, permeabilizar o território, encontrar soluções a nível regional num contexto hoje muito mais competitivo do que aquele em que Bragança integrou o reino de León”, conclui o autarca.

  

A difusão dos vários eventos históricos relacionados com a cidade de León é também um dos propósitos desta associação da qual Bragança vai fazer parte a partir do próximo mês de Abril.