Bragança constrói bairro para realojar famílias ciganas

PUB.

Sex, 30/05/2008 - 15:41


A câmara de Bragança vai investir cerca de um milhão e oitocentos mil euros na construção de 26 fogos para realojar famílias de etnia cigana que vivem no concelho. O projecto foi candidatado ao programa PROHABITA e prevê a construção de moradias T1 a T5.

A revelação foi feita pelo presidente da câmara durante as terceiras Jornadas da Pastoral dos Ciganos do Nordeste Transmontano que decorrem esta sexta e sábado em Bragança.

O objectivo é melhorar as condições de habitabilidade das famílias de etnia cigana que “vivem em condições de elevada precariedade” refere Jorge Nunes, nomeadamente as que vivem na antiga lixeira da cidade. No entanto, o autarca não quis adiantar o local onde vai ser construído o bairro. “No momento adequado daremos conta disso” acrescenta.

 

A câmara de Bragança candidatou ainda ao QREN um projecto para a criação da “Casa da Mãe D´Água”, um gabinete integrado de intervenção e multivalências de intervenção social, como explica o autarca. “No âmbito desse projecto pretende-se encontrar algumas respostas para famílias carenciadas e apoio ao nível físico, mental e económico” afirma Jorge Nunes.

 

Bruno Gonçalves, um dos oradores nestas jornadas, fala na existência de um “racismo subtil que ainda discrimina os ciganos na educação e no mercado de trabalho”.

No entanto, Jorge Nunes dá o exemplo de um grupo de jovens ciganos que em Sortes já constituíram uma empresa na área da construção civil. “Começaram por ser ajudantes foram apreendendo e passaram a operários qualificados e posteriormente passaram a empresários”, conta o autarca.

 

Mas para dar maior resposta à empregabilidade nas famílias de etnia cigana, a autarquia surge com outro projecto que designa de “Emprego Verde”, para criar “oportunidades de trabalho para pessoas menos habilitadas a entrar no mercado de trabalho” sobretudo na área do ambiente. “Pode ser na floresta, nos jardins ou em áreas de actividade económica ligada ao ambiente”, refere Jorge Nunes.

 

No concelho de Bragança residem cerca de 300 pessoas de etnia cigana.