Bibliotecas unidas em Alfândega da Fé

PUB.

Sex, 03/12/2010 - 09:54


Facilitar o acesso dos mais novos aos livros e aumentar a oferta aos cidadãos. É o objectivo do protocolo ontem assinado pela Câmara de Alfândega da Fé e o Agrupamento de Escolas do concelho. A presidente da câmara sublinha que este acordo vai permitir uma melhor gestão das bibliotecas de Alfândega da Fé.  

“A equipa da biblioteca municipal vai colaborar e dar apoio às bibliotecas escolares que não têm técnicos com as habilitações que têm os da biblioteca municipal” refere Berta Nunes, acrescentando que “a nossa equipa técnica vai dar apoio na gestão dos documentos. Vão fazer um catálogo comum para fazer empréstimos inter-bibliotecas, sendo que os eventos vão passar a ser feitos em conjunto como é o caso de apresentação de livros e workshops de leitura”.

 

Para além disso, vai também permitir poupar algum dinheiro.

“Como temos um catálogo comum e como há um empréstimo inter-bibliotecas, por isso podemos ter mais livros e mais diversificados proporcionando uma maior oferta” afirma. “As bibliotecas vão estar articuladas” o que vai permitir “uma poupança de dinheiro e ao mesmo tempo uma maior diversidade porque as pessoas podem ter acesso ao catálogo de livros das três bibliotecas”.

Berta Nunes adianta ainda que tem havido um aumento de utilizadores da biblioteca municipal.

E aponta mesmo dois factores que contribuíram para essa subida.

“Nós alargámos o horário e a biblioteca está aberta à hora de almoço e até às 18H30. Na biblioteca temos também incluído um espaço net e isso tem trazido muito utilizadores à biblioteca” refere.

 

No último mês, a biblioteca de Alfândega da Fé teve quase 500 utilizadores, entre leitores presenciais, livros requisitados e novas tecnologias. Isto num concelho com cerca de cinco mil habitantes.

A consulta de documentos pela internet é mesmo responsável por mais de metade das utilizações.

Escrito por Brigantia